Vestuário e Gênero: Notas Sobre Binaridade Na História Da Indumentária (2024)

Related Papers

dObra[s]

Notas sobre História da Moda e da Indumentária no Brasil e possíveis aproximações com perspectivas decoloniais

2022 •

Alliny M Cabral

View PDF

Revista TOMO

Moda e Decolonialidade: Colonialismo, vestuário e binarismo

Mi Medrado, Heloísa de Oliveira Santos

Entendemos que o conceito Moda compõe, em seu espectro histórico-sociológico, categorias nascidas no seio da colonialidade do poder. A um só tempo, a noção de Moda associa capacidades intelectuais, produtivas, de cultura e espaço-tempo. Assim, perguntamos se há colonialismo nos primeiros textos sociológicos brasileiros que abordam a moda, notadamente em Gilberto Freyre e em Gilda de Mello e Souza. O objetivo deste trabalho é questionar como as diversas abordagens sobre o vestuário, desenvolvidas a partir da epistemologia do Eixo Norte, legitimam e produzem uma leitura que hierarquiza as relações de roupa, modos e moda, reproduzindo e divulgando a concepção de que o vestir das sociedades não-brancas está engessado ou é inferior. A proposta é problematizar o binarismo categórico da colonialidade Moda (desenvolvida) versus indumentária/traje (primitiva): este último relaciona os colonizados à ideia de tradição-cópia-indumentária, enquanto ao colonizador são associadas modernidade-inova...

View PDF

Moda e Gênero

marilia barreto

RESUMO O presente artigo tem como objetivo estudar relação da moda com o gênero, enfatizando as suas mudanças. A partir de uma pesquisa bibliográfica, é abordado o feminismo, assim como uma discussão do significado-e o entendimento-de gênero, uma breve exposição da evolução da indumentária, e a moda agênera. ABSTRACT The present article aims to study the relation between fashion and gender, enfacizing its changes. From a bibliographical research, it is approached feminism, as well as a discussion of the meaning – and understanding-of gender, a brief exhibition of the evolution of clothing, and genderless fashion.

View PDF

Gênero e vestuário: princípios para uma semiótica da moda na tese não semiótica de Greimas

Adriana Tulio Baggio

Este trabalho rende uma homenagem ao centenário de nascimento de A. J. Greimas a partir da discussão de sua tese de doutorado, La mode en 1830. Os aspectos que destacamos são a concepção do corpo vestido como algo que, mais tarde, será chamado de texto semiótico, e a ideia deste corpo como uma estrutura formada por operações sintagmáticas e paradigmáticas. Também apresentamos considerações sobre semiótica da moda cujas bases já estão delineadas na tese. A partir destes conceitos e de outros oriundos da história e da sociologia da moda, discutimos a relação entre roupa e papéis de gênero. Mostramos como os efeitos de sentido do uso da saia, da calça e do vestido, produzidos contemporaneamente, retomam certos valores da ideologia das esferas separadas do século XIX. Por fim exemplificamos, com a própria tese, o princípio semiótico da imanência, na medida em que se pode compreender certos valores da sociedade francesa dos anos 1830 a partir do léxico presente nos jornais de moda da época.

View PDF

Notas sobre a indumentária brasileira na primeira metade do século XIX

2019 •

Elton Edvik

Este artigo discute a representacao da indumentaria brasileira do inicio do seculo XIX, a partir dos registros pictoricos e textuais de artistas viajantes, dos relatos dos viajantes estrangeiros e dos estudos realizados ja no seculo XX por historiadores e cronistas. Foram elencados tipos diversos de fontes de modo a realizar o cruzamento dos dados, ainda que nao haja a pretensao de problematizar essas fontes neste trabalho. Pretendeu-se, ainda, entender de que maneira o contexto historico e o olhar dos estrangeiros influenciaram na representacao desses trajes. O presente trabalho busca colaborar com novas pesquisas sobre a maneira como a indumentaria das primeiras decadas do Brasil oitocentista foi representada.

View PDF

Notas sobre a polêmica dos estilos no gênero histórico

Eduardo Sinkevisque

View PDF

Jóia Escrava Baiana: Questões de gênero e raça na história do design no Brasil

Bia Simon

View PDF

Áskesis - Revista des discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar

Considerações sobre Gênero na Moda a partir da exposição Roupa “Sem Gênero”?

Emanuella Scoz

Este artigo busca fazer algumas considerações sobre o gênero na moda, refletindo sobre a chamada moda sem gênero a partir da exposição Roupa “Sem Gênero”?. Nela, a artista utilizou peças do vestuário dispostos em cabides, no chão ou nas paredes, para performar estereótipos de gênero. A partir dos estudos de Judith Butler (2013) e Paul Preciado (2014), buscou-se compreender como o gênero é criado e consentido socialmente. As discussões e considerações deste artigo indicam que aos objetos, como o vestuário, podem ser compreendidas informações de gênero mesmo sem o elemento visual corpo na composição da imagem. A pesquisa baseia-se em um Estudo de Caso e utilizou a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) aplicada às imagens da exposição.

View PDF

Identidade e Semiótica: Manifestações de Gênero na Publicidade de Moda

Fernando Cysneiros

A publicidade constantemente faz uso dos arquétipos de gênero para criar seus personagens: homens e mulheres são demonstrados através de estereótipos socialmente aceitos. No entanto, observa-se o crescimento de um movimento que clama por maior aceitação dos sujeitos que não se identificam com a masculinidade tampouco com a feminilidade. A mídia os denomina de “genderless”, ou gênero neutro. O segmento da moda, que sempre acompanhou as transformações culturais da sociedade, tem se apropriado deste discurso para criação de campanhas. Com isto em mente, este projeto pretende analisar como esta tendência de mercado se manifesta nos anúncios das marcas Gucci e Zara utilizando a análise semiótica de Peirce. O início do estudo dedica-se a discussão da história das manifestações de identidades de gênero, a formação do movimento LGBT e sua validação como mercado financeiro. Refletindo sobre como o ser humano manifesta sua própria identidade através do vestuário e como os conceitos de masculinidade e feminilidade foram construídos socialmente, cria-se um cenário para analisar a maneira como estes signos são aplicados na publicidade. Adiante, parte-se para explicações sobre a metodologia escolhida e o estudo dos casos escolhidos. Através dos capítulos, o autor espera fomentar uma reflexão sobre a performance e os usos da publicidade como elemento importante para a desconstrução dos papeis de gênero.

View PDF
Vestuário e Gênero: Notas Sobre Binaridade Na História Da Indumentária (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Mrs. Angelic Larkin

Last Updated:

Views: 6312

Rating: 4.7 / 5 (47 voted)

Reviews: 86% of readers found this page helpful

Author information

Name: Mrs. Angelic Larkin

Birthday: 1992-06-28

Address: Apt. 413 8275 Mueller Overpass, South Magnolia, IA 99527-6023

Phone: +6824704719725

Job: District Real-Estate Facilitator

Hobby: Letterboxing, Vacation, Poi, Homebrewing, Mountain biking, Slacklining, Cabaret

Introduction: My name is Mrs. Angelic Larkin, I am a cute, charming, funny, determined, inexpensive, joyous, cheerful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.